Domingo, 17 de julho de 2022

Volição, nosso desejo mais profundo



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina sobre a terceira fonte de nutrição, chamada volição. Volição é o tipo mais profundo de desejo que temos em nós mesmos. A vida de uma pessoa é motivada por esse desejo.

Segundo Thay, se o seu desejo mais profundo é ter muita fama, muito sexo, muito consumo, esse desejo pode lhe trazer muito sofrimento. É por isso que temos que examinar profundamente nosso desejo mais profundo para descobrir se é saudável ou não. Se você é motivado pelo desejo de se transformar e de ajudar as pessoas, ajudar sua comunidade a se transformar, trazer alegria e esperança à sua vida, viver no espírito, na sabedoria da não discriminação, é capaz de se proteger de complexos e sofrimentos para que sua comunidade seja um poderoso instrumento de mudança social, então você tem o melhor tipo de desejo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA


Abrace seu corpo



Quando direcionamos a energia da atenção plena para a parte do corpo que estamos abraçando com amor e ternura, estamos fazendo exatamente o que nosso corpo precisa. Se uma parte do nosso corpo não se sente bem, temos que passar mais tempo segurando-o com atenção plena, com o nosso sorriso. Devemos fazer isso uma ou duas vezes por dia.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Path of Emancipation")


Felicidade



Às vezes, você acha que ter uma determinada carreira, diploma, salário, casa ou parceiro é crucial para sua felicidade. Você acha que não pode continuar sem isso. Mesmo quando você obtém essa situação de vida, ou está com aquela pessoa que desejava, você continua a sofrer. Ao mesmo tempo, você ainda tem medo de que, se deixar ir esse prêmio que você alcançou, será ainda pior. Você será ainda mais miserável sem o objeto que está apegado. Não pode viver com aquilo, e também não pode viver sem aquilo.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "No mud no lotus")