Domingo, 10 de julho de 2022

Eu cheguei, estou em casa



Thich Nhat Hanh no vídeo dessa semana (clique aqui) nos ensina que para encontrarmos nossa verdadeira casa e nos sentirmos bem, precisamos parar.

Segundo Thay, a prática é estar ciente de que todas as maravilhas da vida estão disponíveis aqui e agora e para isso devemos parar de correr. Ao praticar a meditação andando, devemos parar. Ao praticar a meditação sentada, devemos parar. Enquanto apreciamos nossa refeição ou café da manhã, devemos parar. Há pessoas que se sentam para comer conosco, mas continuam correndo por dentro. Eles não são capazes de parar, de ficar no aqui e agora, e só se deliciar com um pedaço de tomate ou cenoura.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Visão de nós mesmos



Parar possibilita a nossa capacidade de ter uma visão de nós mesmos e do mundo. Em termos budistas, esta exploração é chamada Vipashyana e é muito diferente do que simplesmente ter um entendimento intelectual das coisas. "Nós só podemos desenvolver a sabedoria através da experiência."

- Mary Patterson (do livro "The monks and me")


Força do hábito



A força do hábito costuma ser mais forte do que nossa vontade. Dizemos e fazemos coisas que não queremos e depois nos arrependemos. Causamos sofrimento a nós mesmos e aos outros, e de forma geral produzimos grande quantidade de destruição. Podemos ter a firme intenção de nunca mais fazer isso, mas sempre acabamos fazendo de novo. Precisamos da energia da atenção plena para perceber quando o hábito nos arrasta, e fazer cessar esse comportamento destrutivo.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "A Essência dos ensinamentos de Buda")


Mudem os olhos e corações



Vocês não precisam de respostas de outras pessoas sobre como mudar suas relações pessoais e com o resto do mundo. Se vocês mudarem seus olhos e corações, não precisarão de mais nada. Não precisam de nenhuma prática ou estratégias.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Peace Begins Here: Palestinians and Israelis Listening to Each Other")