Domingo, 3 de julho de 2022

O Esforço Correto



Thich Nhat Hanh no vídeo dessa semana (clique aqui) nos ensina uma maneira maravilhosa de lidar com o sofrimento e a felicidade.

Segundo Thay, o Esforço Correto pode nos ajudar bastante., O Esforço Correto é uma das Oito Práticas no Nobre Caminho Óctuplo. Segundo Thay, sofrimento e a felicidade estão em nós na forma de sementes. Temos uma semente de medo, de raiva de ciúme, de desespero em nós. Temos uma semente de compaixão, de compreensão, de alegria, de paz em nós. Todos têm sementes positivas e sementes negativas e o Esforço Correto (ou Diligência Correta) é o que o Buda nos ensinou para nos ajudar a lidar com essas sementes negativas e positivas.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Regando boas sementes



Quando eu tenho um problema, quando tenho tristeza, me aproximo do Thay. Ele me escuta, então pega minha mão e nós andamos no jardim. Ele mostra a beleza: "Ouça o som do riacho, veja o bambu, o céu azul, a flor". Ir além da rede de nosso pensamento e tocar a Dimensão Última são os ensinamentos essenciais da prática Zen. Tocar a vida profundamente no aqui e agora.

- Thay Phap An (Palestra de Dharma em 13 de junho de 2004 )


Felicidade



Muitas pessoas procuram a felicidade fora de si mesmas, mas a verdadeira felicidade deve vir de dentro de nós. Nossa cultura nos diz que a felicidade vem de ter muito dinheiro, muito poder e uma posição elevada na sociedade. Mas se você observar com atenção, verá que muitas pessoas ricas e famosas não são felizes. Muitos deles cometem suicídio. O Buda e os monges e monjas de seu tempo não possuíam nada, exceto seus três mantos e uma tigela. Mas eles estavam muito felizes, porque tinham algo extremamente precioso - a liberdade.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Anger")


Liberdade e felicidade



Liberdade é o solo para a felicidade, e o caminho da liberdade é o caminho da plena consciência. A prática da plena consciência como é apresentada em Plum Village é aprender como viver inteiramente presente a cada momento de sua vida diária. Este tipo de treinamento deve continuar se você não quiser cair no abismo do sofrimento e da depressão.

-- Thich Nhat Hanh (Palestra do Dharma da véspera de Ano Novo por Thich Nhat Hanh -31 de dezembro de 2005)