Domingo, 7 de agosto de 2022

Como eu posso me perdoar e perdoar os outros



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a perguntas de um participante de um retiro. Como posso me perdoar por a dor que causei? Como ter certeza de que perdoei os outros? O que posso fazer se ofereço perdão e reconciliação repetidas vezes aos outros, mas as outras pessoas, não respondem positivamente e mantêm a porta fechada?

Thay ensina que mesmo o Buda, como professor, às vezes era inábil e aprendeu com sua inabilidade. Em primeiro lugar, devemos lembrar que somos seres humanos e às vezes podemos ser inábeis. A prática da atenção plena pode sempre transformar, até mesmo transformar o passado. Você pensa que o passado já se foi e você não pode fazer nada em relação ao passado, mas isso não é verdade. Você pode mudar o passado porque o passado ainda está lá no presente. A ferida do passado ainda está lá no momento presente, e você pode tocá-la.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Retiro em Santa Catarina








Ação ou reação



Muitas pessoas vêm a Thay e falam sobre assuntos que surgiram na comunidade, e estão procurando respostas de Thay. Mas sendo um mestre Zen, normalmente Thay não responde diretamente. Ao invés, ele ajuda aquela pessoa a retornar para a sua prática e tocar o que é belo naquele momento. E isso é o segredo da prática de Plum Village. Se nós não tivermos felicidade dentro de nós mesmos, se nós não tivermos paz dentro de nós mesmos, tudo o que nós fizermos será só uma reação. Ação está baseada em alegria e felicidade; reação está baseada em sofrimento e dor. Lentamente eu aprendi agir, e não reagir.

-- Thay Phap An (Palestra de Dharma em 2004)


Vítimas da transmissão



Muitos de nós sofreram por causa de nossos pais. Muitos de nós têm uma criança ferida dentro de si. Alguns dizem: Eu não quero ter nada a ver com meus pais. Isto não é possível porque somos a continuação deles; nós somos nossos pais. Não há forma de escapar disso. O único caminho é buscar reconciliação conosco mesmo e com os nossos pais internos. Não há outra maneira. O caminho é claro. Fomos vítimas de comportamentos negativos, sementes negativas, mas através da prática profunda, percebemos que a outra pessoa pode também ser vítima da transmissão dessa semente. Ele nunca conheceu um professor e uma sangha e a semente não foi transformada. Depois, ela nos foi transmitida. Quando você vê seus pais como vítimas da transmissão, sua raiva desaparece. Esta prática de olhar em profundidade para ganhar entendimento e liberdade da sua raiva é muito importante.

-- Thay Nhat Hanh(do livro "The Path of Emancipation")