Domingo, 24 de julho de 2022

Como parar de esperar pela aprovação dos outros



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta feita durante um retiro. A praticante gostaria de saber como parar de esperar pela aprovação dos outros.

Segundo Thay, se você praticar a respiração consciente o suficiente e achar isso útil, você obterá a alegria, a felicidade, a paz enquanto pratica e então acredita na eficácia da prática. Então, mesmo que mil pessoas dissessem que isso é inútil, que não faz sentido praticar a respiração consciente, você ainda sorriria. Porque você sabe por experiência própria que a respiração consciente a ajuda a ficar fresca, a ser pacífica, a ser feliz. Portanto, as opiniões das outras pessoas não podem fazer você abandonar sua convicção, sua crença..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Salvação



No budismo, falamos da salvação através do entendimento. Percebemos que é a falta de compreensão que gera o sofrimento. O entendimento é o poder capaz de nos libertar. É a chave que pode abrir a porta da prisão do sofrimento. Se não praticarmos o entendimento, não estaremos aproveitando o mais poderoso instrumento para libertar a nós mesmos e outros seres humanos do sofrimento.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Vivendo Buda, vivendo Cristo")


Buda Interno



É muito agradável visitar o Buda interno de vez em quando. Vocês podem gostar de se sentar quietamente, inspirar e expirar durante alguns minutos, se acalmar, e então perguntar, "Pequeno Buda, meu pequeno Buda, está aí?" Perguntem profundamente, façam a pergunta profunda e quietamente, "Meu pequeno Buda, você está aí?" No princípio vocês podem não ouvir a resposta. Sempre há uma resposta, mas por não estarem calmos o bastante, vocês não ouvem a resposta. "Há alguém aí? Pequeno Buda, você está aí?" Então em um segundo momento vocês começam a ouvir a voz de seu pequeno Buda lhes respondendo, "Sim, meu querido, claro que eu sempre estou presente para você".

-- Thich Nhat Hanh (Dharma Talk de Thich Nhat Hanh em Plum Village em13 de julho de 1996")


Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA