Domingo, 2 de outubro de 2022

Práticas para atravessar para outra margem



Estamos atualmente na margem do sofrimento, da raiva e da depressão, e queremos atravessar para a margem do bem-estar. Para atravessar, é preciso fazer alguma coisa, e é a isso que chamamos de paramitas ou perfeições. Devemos praticar as "perfeições" todos os dias..

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina a terceira paramita (Treinamentos de Plena Atenção), a quarta paramita (inclusão), a quinta (meditação) e a sexta paramita (insight). Você não precisa de um professor para lhe dar o insight. Você tem a semente do insight dentro de si mesmo. Um professor é um amigo que pode ajudá-lo a identificar a semente do insight dentro de você porque você é um futuro Buda. Se souber como tocar o insight dentro de você, o Buda em você continuará a se manifestar. Qualquer insight poderá ajudá-lo a chegar à Outra Margem.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Budismo aplicado



Por mais eloquentemente que falemos das Três Jóias, se nossos ensinamentos não podem ser aplicados, não podemos chamá-lo de Budismo Aplicado; é apenas budismo teórico. No Ocidente existem muitas universidades que conferem PhDs em Estudos Budistas, mas não são Estudos Budistas Aplicados. Quando os estudantes de Estudos Budistas se deparam com dificuldades em suas próprias vidas e estão sem juízo, eles precisam do tipo de Estudos Budistas que podem realmente ajudá-los.

O que quer que ensinemos, sejam as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo, as Cinco Faculdades, os Cinco Poderes ou os Sete Fatores da Iluminação, devemos ser capazes de aplicá-los em nossa vida diária; não deve ser teoria pura. Podemos falar com eloquência sobre o Sutra de Lótus ou o Sutra Avatamsaka. Podemos analisar o Sutra do Diamante com muita habilidade, mas o que dizemos é apenas para satisfazer o intelecto. Devemos nos perguntar: Como posso aplicar o Sutra de Lótus para que ele me ajude quando estou sem juízo, quando estou sofrendo ou em desespero? Como posso aplicar o Sutra do Diamante, as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo à minha vida?

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")


Como podemos aprofundar a nossa prática?



Aprofundar a nossa prática significa ter uma prática genuína, praticando não apenas na forma. Quando sua prática é genuína, ela vai trazer alegria, paz e estabilidade para você mesmo e para as pessoas ao seu redor. Eu prefiro a expressão "verdadeira prática." Para mim, a prática deve ser agradável. A verdadeira prática pode trazer-nos a vida de imediato. Ao praticar a respiração consciente, você se torna vivo, se torna real e não apenas quando você sentar ou andar, mas quando está preparando o café da manhã ou realizando qualquer atividade. Se você sabe como inspirar e expirar conscientemente ao preparar o café da manhã com um sorriso, vai cultivar a vivacidade, a alegria e a compaixão e a liberdade de pensar sobre o passado ou de se preocupar com o futuro. Isso é a verdadeira prática, e seu efeito pode ser visto imediatamente.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Answers from the heart")


Como posso me tornar menos agitado?



Muitos de nós têm uma forte energia nos empurrando para seguir em frente. É por isso que são oferecidas as práticas de sentar, andar, comer e respirar. Enquanto comemos, aproveitamos cada pedaço de comida que mastigamos. Se formos bem sucedidos com a primeira mordida, pode ser que sejamos bem sucedidos com a segunda e a terceira. A prática da alimentação nos ajuda a relaxar. A prática da caminhada também nos ajuda a relaxar. Se você sente que não pode relaxar, pratique a meditação andando, dando um passo de cada vez. Se você puder dar um passo que traz solidez e descanso, então você poderá dar um outro passo.

Se estiver agitado ou inquieto e não sabe como lidar com essa energia, você deve reconhecer e nomear essa energia como "inquietude" ou "agitação". Inspirando, você diz: "Eu te conheço, energia de inquietação." Use sua inspiração e expiração para reconhecê-la e sorrir para ela. Tenha fé na prática. Comece com um pedaço de comida, uma inspiração e um passo. Tudo o que você estiver fazendo, esfregando o chão ou dando um passo, respire e recupere a liberdade para se tornar você mesmo. Então você não será mais uma vítima da energia da inquietação.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Answers from the heart")