Domingo, 11 de setembro de 2022

Avalokiteshvara



Avalokiteshvara ou Avalokita é o tipo de bodhisattva especializado em ouvir. Primeiro, ele volta a si mesmo e ouve o sofrimento dentro de si. Ao ouvir o sofrimento interior, ele pode compreender o sofrimento de seus pais, seus ancestrais e, ao mesmo tempo, pode compreender o sofrimento de outras pessoas na sociedade.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre o cântico a Avalokiteshvara. É uma prática de ouvir o sofrimento e dar uma chance para a compaixão surgir. Quando a compaixão surge, você se sente melhor, sofre menos. Pode acontecer muito rapidamente. Essa é a prática da atenção plena no sofrimento. Você está atento ao seu próprio sofrimento, está atento ao sofrimento da outra pessoa, está atento ao sofrimento do mundo. A atenção plena no sofrimento trará compaixão e compreensão. Então, quando nos sentamos e ouvimos, podemos fazer o mesmo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Canto a Avalokiteshvara



Quando os monásticos cantam o nome Avalokitesvara pela primeira vez, eles voltam a si mesmos e tentam tocar o sofrimento dentro deles. Quando eles cantam e entoam o nome pela segunda vez, eles se conscientizam do sofrimento das pessoas ao seu redor. E quando eles cantam e cantam pela terceira vez, eles entram em contato com o sofrimento do mundo. Há muitos lugares no mundo onde as pessoas sofrem muito profundamente. Não só por causa da guerra, por causa da separação, das catástrofes naturais. Eles sofrem também por injustiça social ou repressão, por causa da violência. Eles sofrem por relacionamentos difíceis e assim por diante.

No canal de Plum Village no YouTube você pode ver e ouvir os monges cantando o nome de Avalokitesvara : Clique aqui


Como ouvir



Ouvir com compaixão pode ajudar a outra pessoa a sofrer menos. No entanto, mesmo que você tenha as melhores intenções, não pode ouvir profundamente, a menos que se treine na arte de ouvir com compaixão. Se você puder sentar-se em silêncio e ouvir com compaixão aquela pessoa por uma hora, poderá aliviar muito o sofrimento dela. Ouça com um único propósito: permitir que a outra pessoa se expresse e encontre alívio para seu sofrimento. Mantenha a compaixão viva durante todo o tempo de escuta.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Anger")


Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA