Domingo, 28 de agosto de 2022

Você é um com seus ancestrais



Cada pessoa, para ser feliz e estável deve ter pelo menos duas famílias. A primeira é a família de sangue em que pai e mãe representam a geração mais jovem de ancestrais. Se seus pais estiverem felizes um com o outro, poderão transmitir a você os valores de seus ancestrais. O amor e a confiança que estão neles em forma de sementes. A outra família é a família espiritual. Se as pessoas que representam as suas tradições não forem suficientemente felizes, se não tiverem a sorte de receber as joias da sua tradição, não poderão transmiti-las a vocês.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que importante olhar profundamente para descobrir o que está errado com nossa família de sangue, o que está errado dentro de nossa família espiritual. A prática do olhar atento pode ser muito útil para você entender seus pais e as pessoas que representam sua tradição. Se seus pais não podem incorporar os valores de seus ancestrais, se seu padre, seu rabino, seu pastor não podem incorporar os valores de sua tradição, deve haver causas. Temos que olhar profundamente. Quando formos capazes de olhar profundamente, o insight virá, e isso nos ajudará a aceitar, a ter compaixão e a voltar para casa para ajudar nossos pais. Ajudar nosso rabino, nosso padre, nosso pastor, será possível..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Sangha



É uma sorte quando temos um amigo que é forte na prática, um irmão ou irmã no Dharma. Sem uma Sangha, sem outros praticantes, a prática será difícil. Você sempre pode pedir aos irmãos e irmãs para praticar olhar em profundidade com você a cada vez que você precise de apoio. Como você se sente apoiado lá, a Sangha é a arranjo e o ambiente mais apropriado para a prática de olhar em profundidade. Se você tem uma Sangha de dois, três, talvez cinqüenta pessoas que estão praticando corretamente - recebendo alegria, paz e felicidade da prática - então você é a pessoa mais sortuda da Terra.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Friends on the path")


O Sábio



O sábio sabe que na vida há noites frias e quentes, dias trágicos e venturosos, sins e nãos, saciedades e fomes, berços e esquifes, vitórias e derrotas, lucros e perdas, portas que fecham e portas que se abrem. O sábio não se deixa perturbar nem pelo dulçor nem pelo amargor dos frutos que lhe são dados.

-- Hermógenes (do livro "Yoga para nervosos")


Não se desespere



Um banhista saiu nadando e se afastou um pouco da praia. Em certo ponto, se apercebeu de que estava sendo levado por uma corrente marítima. O instinto de conservação mandou-o retornar à praia. Começou a bracejar, tentando salvar-se. Cada vez mais, no entanto, se sentia impotente de fazê-lo. Naturalmente, sob a evidente ameaça à vida, nele foram aumentando simultânea e reciprocamente o pavor e os esforços inúteis e, consequentemente, a fadiga, com a horrível sensação de que estava perdido. Ia morrer. Não por não saber nadar, mas porque se sentia incapaz de vencer a força do mar. A praia ia se afastando, e com ela, suas esperanças e suas forças... Dessa forma, o banhista inexperiente e teimoso é vencido. Nadador sabido, experiente e por isso mesmo calmo, quando se vê na mesma situação, não se esforça e não cai em pânico. O que faz é inteiramente diverso. Renuncia à tentativa imprudente de chegar direto à praia. Sabe ser isso impossível. Simplesmente, conservando-se dono de si, deixa-se levar pela corrente. Sem pavor, vê a praia ficar longe, mas não a esperança, não sua tranquilidade. Lá adiante, a corrente, mudando de direção, reaproxima-o da terra, e ele inteligentemente aproveita e salva-se.

-- Hermógenes (do livro "Yoga para nervosos")