Domingo, 18 de setembro de 2022

Inquietação



De vez em quando não sentimos a paz de forma alguma. Não sabemos o que fazer no momento presente. Somos assaltados por muitas coisas, como preocupações, medo, raiva e solidão e não sabemos o que fazer. Não temos paz. A inquietação significa a falta de paz, a ausência de paz e temos que aprender a lidar com esse tipo de formação mental.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que se você for assaltado pela inquietação dia e noite, não poderá continuar a viver. No começo é pequena, mas se você não souber lidar vai crescer até a gente não aguentar mais. Você acumulou muita tensão em seu corpo, então seu corpo está inquieto, você não tem paz em seu corpo. Você sabe como ajudar seu corpo a se sentir melhor?

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



100% de si mesmo



Se você observou os monges e as monjas, se os observou em Plum Village, notará que enquanto eles caminham não falam, quando falam eles param para falar e escutar, e depois de falar e escutar, eles retornam ao seu andar. Por que eles fazem assim? Porque quando eles falam e escutam, querem investir 100% de si no ato de falar e escutar. Eis porque eles não falam enquanto estão caminhando; eles querem investir 100% de si no ato de andar. Eles querem dar passos reais, passos que podem trazer estabilidade para eles, solidez, liberdade porque sabem que a estabilidade, a solidez é o solo da felicidade, assim eles caminham para ao mesmo tempo cultivar e desfrutar disto.

-- Thich Nhat Hanh (do palestra de Dharma ministrada por Thich Nhat Hanh em Plum Village em 5 de dezembro de 1999)


Alimentação consciente



Ter a oportunidade de sentar com a família e amigos e saborear um magnífico alimento é algo precioso, algo que nem todo mundo tem. Muitas pessoas no mundo estão passando fome. Quando eu seguro uma tigela de arroz ou um pedaço de pão, sei que sou afortunado e sinto compaixão daqueles que não têm o que comer e estão sem amigos ou família. Esta é uma prática muito profunda. Não precisamos ir a um templo ou uma igreja para praticar isto. Podemos praticar isto à nossa mesa de jantar. Comendo conscientemente podemos cultivar as sementes da compaixão e compreensão que fortalecerão nossa determinação de fazer algo para ajudar a nutrir as pessoas famintas e solitárias.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The World we Have")


Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA