Domingo, 20 de novembro de 2022

Maha Maya, a mãe do Buda



Thich Nhat Hanh nos conta algumas lendas sobre a infância do Buda e sobre sua mãe, Maha Maya.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que se tivermos espaço suficiente em nós, podemos ser o pai de todos os budas e a mãe de todos os budas. Se tivermos liberdade suficiente, se tivermos espaço suficiente em nós mesmos, podemos permitir, podemos oferecer espaço para outras pessoas. Porque sem espaço, sem liberdade, a verdadeira felicidade não é possível. Portanto, nossa prática deve ser capaz de nos dar mais liberdade, mais espaço em nosso coração e em nossa vida diária.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Desconto na Editora Vozes




 

Clique para ampliar

Lidando com a raiva



Consciente de que a raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar suas sementes que repousam profundamente na minha consciência. Quando a raiva surgir, estou determinado a não dizer ou fazer qualquer coisa e, sim, a praticar a respiração consciente ou o caminhar consciente e a reconhecê-la, abraçá-la e observá-la profundamente. Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva.

-- Thich Nhat Hanh


Habitando feliz no momento presente



Consciente que a vida é disponível somente no momento presente e que é possível viver feliz aqui e agora, comprometo-me a treinar a mim mesmo para viver profundamente cada instante da vida diária. Tentarei não me deixar cair na dispersão ou ser levado por remorsos do passado, temores em relação ao futuro ou pela raiva, apego ou inveja no presente. Praticarei a respiração consciente para retornar ao que esta acontecendo neste instante. Estou determinado a aprender a arte de viver plenamente consciente tocando os elementos extraordinários, refrescantes e saudáveis que estão dentro e em torno de mim e nutrindo as sementes de alegria, paz, amor e compreensão em mim mesmo, facilitando o trabalho de transformação e cura em minha consciência.

-- Thich Nhat Hanh