Domingo, 16 de outubro de 2022

Reconciliação



Depois de um conflito nem sempre é fácil reconciliar. Famílias e amigos se separam e muitas vezes por falta de habilidade nunca mais se reconciliam. O que fazer? Como restabelecer essas relações?

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que a maior parte do nosso sofrimento vem de nossas percepções erradas. É muito importante usar a energia da atenção plena e tocar profundamente nossas percepções. Nossas percepções são muitas vezes erradas. E por causa disso, acusamos a outra pessoa. Acusamos outras pessoas como a origem da nossa dor..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Semente de iluminação



Quando ouvimos pela primeira vez os ensinamentos sobre o despertar, achamos que são novidade para nós. Mas já temos a semente do despertar dentro de nós. Nosso mestre e nossos amigos de jornada nos fornecem somente a oportunidade para tocar essa semente e ajudá-la a crescer. Quando o Buda entendeu o caminho da grande compreensão e do amor, comentou: "Como é surpreendente todos os seres viventes terem a natureza básica do despertar, embora não o saibam. Por isso são arrastados pelo oceano do grande sofrimento, vida após vida." Existem já muitas sementes salutares dentro da nossa consciência.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Transformações na Consciência")


Ser feliz



Se não estamos felizes, não ficamos em paz e não podemos partilhar paz e felicidade com os demais, mesmo com aqueles que amamos, com aqueles que vivem sob o mesmo teto. Se estamos em paz e felizes, podemos sorrir e nos abrir como uma flor, e todos em nossa família, a sociedade inteira, se beneficiarão de nossa paz. Será que é preciso um esforço especial para desfrutar a beleza do céu azul? Será que temos de praticar para poder usufruí-Ia? Não! Nós apenas usufruímos. Cada segundo, cada minuto de sua vida pode ser assim. Onde quer que estejamos, seja a que hora for, nós temos a capacidade de desfrutar da luz do sol, da presença de alguém, ou mesmo da sensação de nossa respiração.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Caminhos para a paz interior")


Nem um, nem dois



Muitas pessoas tiveram dificuldades dolorosas nas relações com seus pais. Você pode nem ter percebido até agora que a criança de cinco anos de idade que se tornou seu pai está aqui hoje, presente em você, assim como nele. Ambos seu pai e mãe transmitiram nada menos que eles inteiros para você. De fato, você e seu pai não são duas pessoas completamente diferentes, apesar de não serem exatamente a mesma pessoa também. O mesmo é verdade com relação a sua mãe. Este insight maravilhoso pode ser chamado "Nem um, nem dois" - nem exatamente o mesmo, nem totalmente diferente.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Peace is every breathe")