Domingo, 13 de novembro de 2022

Transformação na base



Thich Nhat Hanh nos ensina essa semana o 11º e o 12º exercícios propostos pelo Buda no discurso sobre respiração consciente. O décimo primeiro é "concentrando a mente eu inspiro, expiro." O décimo segundo: "liberando a mente eu inspiro, expiro."

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que a energia de hábito de correr é como um cavalo. Ela nos carrega, mas não temos como detê-la. A maneira como o Buda propôs é a atenção plena. Muitas vezes percebemos que estamos inquietos, correndo, mesmo correndo na hora do almoço ou do café da manhã. Toda vez que sentirmos que estamos inquietos, estamos correndo, praticamos a respiração consciente para reconhecer a energia de hábito. "Olá minha energia de hábito, eu sei que você está aí" e você sorri para ela.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Desconto na Editora Vozes




 

Clique para ampliar

Consciência do sofrimento



Consciente de que observar profundamente a natureza do sofrimento pode me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar meios para extingui-lo, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento. Estou determinado a encontrar maneiras, incluindo o contato pessoal, imagens e sons, para estar com aqueles que sofrem e, assim, poder compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformarem seu sofrimento em compaixão, paz e alegria.

-- Thich Nhat Hanh


Viver de forma simples e saudável



Consciente de que a verdadeira felicidade está enraizada na paz, na firmeza, liberdade e compaixão e não na riqueza ou fama, estou determinado a não adotar como propósito de minha vida a fama, o lucro, a riqueza, os prazeres sensuais e nem o acúmulo de riqueza, enquanto milhões de pessoas estão morrendo de fome. Comprometo-me a viver de um modo simples compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam. Praticarei o consumo consciente, não usarei álcool, drogas ou outros produtos que tragam toxinas para o meu corpo, para a minha consciência e para o corpo e a consciência da coletividade.

-- Thich Nhat Hanh