Domingo, 23 de outubro de 2022

Cheguei na minha verdadeira casa



Sua verdadeira casa não é uma ideia abstrata, é como uma realidade sólida que você pode tocar com seus pés, com a sua mão, e com sua mente. O reino de Deus ou a Terra Pura de Buda não são ideias abstratas. É algo que você pode tocar em cada momento, que você pode viver, em cada momento. Está disponível no aqui e agora.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que a fórmula, "eu cheguei, estou em casa" é a encarnação, a expressão da prática. Expressa sua compreensão do ensinamento do Buda. Se encontrarmos nossa verdadeira casa, não sofreremos mais. O passado não será mais uma prisão. O futuro também não. Seremos capazes de viver no aqui e agora, capazes de tocar nossa verdadeira casa..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Ouvir com compaixão



Ouvir com compaixão alivia o sofrimento. Quando as palavras de uma pessoa estão cheias de raiva, é sinal de que ela está sofrendo profundamente. Por sofrer tanto, ela fica cheia de amargura, torna-se agressiva e está sempre pronta a se queixar e culpar os outros por seus problemas. Por isso você acha muito desagradável escutar o que ela tem a dizer e procura evitá-la. Para compreender e transformar a raiva, precisamos aprender a ouvir com compaixão e usar palavras amorosas.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Aprendendo a lidar com a raiva")


Autocompreensão



A autocompreensão é crucial para entender a outra pessoa; o amor-próprio é crucial para amar os outros. Quando você entende seu sofrimento, sofre menos e é capaz de compreender o sofrimento de outra pessoa com muito mais facilidade. Quando você pode reconhecer o sofrimento na outra pessoa e ver como esse sofrimento surgiu, a compaixão surge. Você não tem mais o desejo de punir ou culpar a outra pessoa.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Art of Communicating")


Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA