Domingo, 5 de fevereiro de 2023

Regando as flores



Essa semana vamos começar a estudar a prática do "Começar de Novo". É uma prática de dividida em quatro etapas ou passos para reconciliação consigo mesmo e com os outros. Fazendo essa prática preveniremos que pequenos desentendimentos se acumulem. Ao invés, tomaremos conta deles assim que surgirem. Ao mesmo tempo, cultivaremos nossa consciência e apreciação pelas qualidades positivas que nossos amados trazem para nossa vida. Com entendimento, todas as coisas se tornam possíveis..

No vídeo dessa semana (clique aqui) Sister Dang Nghiem nos fala sobre o primeiro passo do "Começar de Novo" chamado "Regar as flores". Nas próximas semanas estudaremos os demais passos. Uma maneira simples de resumir o primeiro passo é dizer "obrigado".

Todos os dias, se você puder dizer "obrigado" a si mesmo, três vezes, isso pode mudar sua vida. Se você puder dizer a si mesmo: "Eu te amo, eu te amo, sou muito grato a você", você poderá ficar mais em paz consigo mesmo. Você será capaz de trazer o equilíbrio de volta ao seu corpo e mente.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Entendimento correto



Um dia quando eu estava cantando sozinho em meu templo no Vietnã, no altar havia um durian que tinha sido oferecido ao Buda. Estava tentando recitar o Sutra de Lótus, usando o tambor de madeira habitual e o grande sino em forma de tigela para acompanhamento, mas não conseguia me concentrar em nada por causa do cheiro do durian. Eu finalmente decidi virar o sino de ponta-cabeça para isolar o durian, e assim poder cantar o sutra. Depois que eu terminei, curvei-me ao Buda e libertei o durian. Se você me dissesse, "Eu te amo tanto, eu gostaria que você comesse esse durian especial," eu iria sofrer. Você me ama, quer que eu seja feliz, mas você me obriga a comer durian. Isso seria um exemplo de amor, sem compreensão. Sua intenção é boa, mas você não tem o entendimento correto.

-- Thich Nhat Hanh


Boa vontade não é suficiente



O problema não é falar ou não falar o que está em seu coração, o problema é como dizer isto de forma que o sofrer não estará lá. Eis por que esta é uma forma de arte, e de nossa prática também. Sua boa vontade não é suficiente para a prática -- vocês têm que ser hábeis em sua prática. Caminhando, comendo, respirando, falando, trabalhando, vocês deveriam aprender a arte de viver atentos, porque se vocês forem bons artistas, poderão criar muita felicidade e alegria ao seu redor e dentro de si; mas se vocês possuem apenas sua boa vontade, se apenas contam com sua boa vontade, esta não será suficiente porque com boa vontade podemos causar muito sofrimento. Como um pai, como uma mãe, como uma filha, como um filho, podemos estar cheios de boa vontade, podemos estar motivados pelo desejo de fazer a outra pessoa feliz, mas em razão de nossa falta de jeito os fazemos infelizes.

-- Thich Nhat Hanh