Domingo, 11 de dezembro de 2022

Transformando o sofrimento com entendimento e amor



Não tenhamos medo do sofrimento, vamos aprender como fazer bom uso do sofrimento para criar a felicidade. Essa é a maneira budista. O ensinamento básico do Buda são as Quatro Nobres Verdades e a Primeira Verdade é o sofrimento, a Terceira é a felicidade, o fim do sofrimento. Se você não entende o sofrimento, não sabe como fazer bom uso dele para criar a flor da felicidade que é a Terceira Nobre Verdade, a cessação do sofrimento, a existência da felicidade.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que quando há compaixão em seu coração, você sofre menos imediatamente. Nós temos que concordar um com o outro que a verdadeira felicidade é feita de compreensão e compaixão, a verdadeira felicidade não é feita com fama, poder, sexo e riqueza. Há muitas pessoas que têm essas quatro coisas, mas sofrem muito profundamente. Vocês têm que concordar um com o outro, com o treinamento dos Cinco Treinamentos de Plena Atenção, de que a verdadeira felicidade é feita de compreensão e amor.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Alimentos



Tudo o que consumimos atua para nos curar ou nos envenenar. Nós tendemos a pensar em nutrição apenas como o que absorvemos através de nossas bocas, mas o que consumimos com nossos olhos, ouvidos, narizes, línguas e corpos também é comida. As conversas que acontecem ao nosso redor e as que participamos também são comida. Estamos consumindo e criando o tipo de alimento saudável e que nos ajuda a crescer?

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Art of Communicating" )


Seja gentil



Meditadores iniciantes normalmente pensam que têm que suprimir todos os pensamentos e sentimentos (freqüentemente chamada de "falsa mente") para criar condições favoráveis para concentração e entendimento (chamada "verdadeira mente"). Eles usam métodos como focalizar a sua atenção em um objeto ou contar as respirações para tentar impedir pensamentos e sentimentos. Concentrar em um objeto e contar a respiração são métodos excelentes, mas eles não deveriam ser usados para supressão ou repressão. Nós sabemos que assim que houver repressão, haverá rebelião. Repressão requer rebelião. Verdadeira mente e falsa mente são um. Negar uma é negar a outra. Suprimir uma é suprimir a outra. Nossa mente é nosso eu. Nós não podemos suprimi-la. Nós temos que tratá-la com respeito, com bondade e absolutamente sem violência.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The sun my heart")


O meu coração sol



Eu costumava pensar que eu só tinha um coração dentro do meu corpo. Se ele parasse de funcionar, eu morreria imediatamente. Mas se meu outro coração, o sol, desmoronasse, eu também morreria rapidamente. Meu segundo coração está fora do meu corpo. Eu poderia pensar que meus pulmões estão dentro do meu corpo, mas as montanhas e as florestas ao meu redor também são meus pulmões. Se elas não respirarem, não haverá oxigênio para eu respirar. Eu tenho pulmões dentro do meu corpo e fora do meu corpo.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Path of Emancipation")