Domingo, 15 de janeiro de 2023

Segundo mantra do amor



Continuando os estudos dos mantras do amor, essa semana sugerimos o estudo e prática do segundo mantra (clique aqui). Amar significa estar ciente da presença de seu ser amado, estar ciente de sua presença e reconhecer essa presença como algo muito, muito precioso para você.

O segundo mantra do amor é: "Querida, sei que você está aí, e estou muito feliz" Como você já produziu sua verdadeira presença, então está em posição de reconhecer a presença da outra pessoa que é muito preciosa para você. "Querida, eu sei que você está aí, sua presença é muito crucial para minha felicidade, sua presença é muito preciosa para mim.."

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Auto cura



O Buda disse que se você tiver um ferimento no seu corpo ou na sua mente, você deveria aprender o modo de tomar conta disso. Há muitas maneiras de tomar conta da ferida interior. Você deveria permitir que a ferida dentro de seu corpo ou sua alma se curassem. Você não deveria ficar no caminho da cura da ferida. Mas frequentemente fazemos isso. Proibimos nosso corpo de se curar. Não permitimos que nosso corpo se cure, não permitimos que nossa mente, nossa consciência, se curem devido à nossa ignorância. Todos sabemos que nosso corpo tem a capacidade de se curar. Quando cortamos nosso dedo, não temos que fazer muito. Apenas limpamos a ferida e permitimos que se cure. Talvez em um ou dois dias. Mas se mexermos na nossa ferida, se nos preocuparmos muito ou fizermos muitas coisas nela talvez ela não cure. Especialmente se começamos a nos preocupar demais sobre ela.

-- Thich Nhat Hanh (do vídeo "A arte da auto-cura" )


Parar



A prática da respiração consciente é a prática de parar. Alguém perguntou quando parar. A resposta é "agora". Há tanta confusão, mal-entendido e sofrimento em cada um de nós e no mundo de hoje que é importante aprendermos e praticarmos a habilidade de parar. Quando descobrimos que estamos sofrendo um acidente, nosso único desejo é poder parar. E podemos conseguir parar segurando em nossa âncora da respiração consciente. Parar nos ajuda a perceber a ausência de acidentes - a presença de segurança e felicidade. Um meio sorriso é o fruto dessa compreensão. O esquecimento é o tipo de energia que nos faz fugir do momento presente e é a causa de muitos de nossos acidentes. Perder nossos passos enquanto caminhamos na terra é um acidente. Sentir falta dos olhares e dos sorrisos dos nossos entes queridos à mesa de jantar é outro acidente. No momento em que voltamos a respirar, o esquecimento está se transformando em lembrança, atenção plena, felicidade e compaixão.

-- Anh-Huong (do revista "Mindfulness Bell", número 23)