Domingo, 29 de janeiro de 2023

Quinto e Sexto mantras do amor



Finalizando os estudos dos mantras do amor, essa semana sugerimos o estudo e prática do quinto e sexto mantras (clique aqui). O Quinto Mantra é necessário para nos lembrar e à outra pessoa que temos muita sorte de ter tantas condições de felicidade disponíveis aqui e agora.. O Sexto Mantra é é usado quando a outra pessoa te parabeniza ou critica. Nos lembra de não perdermos nossa humildade quando nos elogiam ou de acreditar que não valemos nada quando nos criticam.

O quinto mantra do amor é: "Este é um momento feliz". Temos tantas condições de felicidade e se você não usufrui dessas condições de felicidade, você não é nada sábio. O sexto mantra do amor é: "Querida, você está parcialmente certa." Devemos praticar esse mantra quando o seu amado te parabeniza dizendo que você é perfeito ou que você não vale nada ou algo parecido.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Fala amorosa



Pergunta: Tenho tentado praticar a fala e escuta amorosa no trabalho, mas meus colegas respondem com muito cinismo.

Thay: Paciência é parte da compaixão. Quando somos verdadeiramente compassivos, temos a capacidade de esperar e de sermos pacientes. As pessoas respondem com cinismo e suspeita porque encontraram situações negativas no passado. Elas não acreditam facilmente. Não receberam amor e entendimento suficientes. Suspeitam que o que temos a oferecer a eles não sejam amor e compaixão autênticos. Mesmo se realmente temos amor e entendimento a oferecer, eles ainda assim têm suspeitas.

Há muitos jovens que não receberam entendimento e amor das suas famílias, pais, professores ou da sociedade. Eles não vêem nada bonito, verdadeiro ou bom. Eles vagam a procura de algo em que acreditar. Eles são como fantasmas famintos. Na tradição budista, descrevemos fantasmas famintos tendo uma barriga grande e uma garganta muito fina, fina como uma agulha. Eles têm muita fome, mas sua habilidade de engolir comida é limitada. Fantasmas famintos são famintos por amor e entendimento, mas sua capacidade de receber é pequena. Você tem que ajudar a trazer o tamanho de sua garganta de volta para o normal antes que eles possam digerir a comida que você oferece.

Isto requer a prática da paciência, contínua bondade amorosa e entendimento. Leva tempo para ganhar a confiança deles. Enquanto isso você não pode ajudá-los. Mesmo quando encarando o cinismo e a suspeita, você tem que continuar com sua prática. Você tem que ser paciente.


Escuta compassiva



Pergunta: Eu tenho praticado escuta compassiva, mas é muito difícil de ouvir as pessoas que gritam raivosamente e repetidamente. Quanto tempo é necessário para a prática da escuta compassiva?

Thay: Muitas pessoas sentem a necessidade de falar o tempo todo. Isto tornou-se um hábito para elas. Embora os amigos deles possam já ter ouvido o que estão dizendo, elas ficam repetindo as mesmas coisas várias vezes. A verdadeira prática da escuta profunda é algo que pode ajudar as pessoas a dizer coisas que nunca foram capazes de dizer. A mais preciosa oportunidade é ser ouvido por alguém que tem a capacidade de escuta profunda; isto pode trazer grande alívio para as pessoas. Mas, neste caso, tal escuta profunda não é útil, porque esta pessoa não está dizendo nada novo; está apenas repetindo a mesma coisa. E a mesma coisa é regar as sementes negativas nela e em nós. Assim permitir que esta prática continue não ajuda ninguém.

Nós temos que dizer: "Querido amigo, eu já ouvi o que você está dizendo. Não há sentido em repetir a mesma coisa várias vezes. Você sabe que há blocos de sofrimento dentro de você, mas você ainda não teve a oportunidade de reconhecê-los, olhar profundamente e descobrir a fonte que os nutre. É por isso que você não foi capaz de transformá-los. É por isso que o seu sofrimento continua a ser expresso de uma forma que pode fazê-lo sofrer e fazer sofrer as pessoas ao seu redor. Portanto, a solução não é falar sobre isso, mas reconhecer esses blocos de sofrimento e descobrir as suas causas, os tipos de alimentos que os trouxeram para você."

"Reconhecer o sofrimento e cortar a fonte do sofrimento é a nossa prática. E eu gostaria de ajudá-lo, meu caro, a fazê-lo. Como fiz a mesma coisa em mim, tenho sido capaz de me libertar. Eu não reclamo mais, porque tenho sido capaz de reconhecer os blocos de sofrimento em mim mesmo. Já os abracei e olhei profundamente para eles. Eu encontrei a sua fundação, as suas raízes, e tenho praticado a fim de parar de alimentá-los, para que eu possa me transformar. Eu gostaria de ajudá-lo a ver que você está fazendo a mesma coisa, e eu vou fazer tudo ao meu alcance para ajudá-lo."