Domingo, 19 de março de 2023

Jogando fora a noção de um eu separado



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh que a primeira noção que o Sutra do Diamante nos aconselha a jogar fora, a transcender, é a noção de eu.

De acordo com essa sabedoria, você compartilha a mesma base de ser com todos os outros seres vivos. Se a outra pessoa tem a semente do estado de Buda, você também a tem. Se a outra pessoa tem a capacidade de se tornar completamente iluminada, você também tem essa capacidade. Se a outra pessoa tem a capacidade de amar e ser feliz, você também tem por que vocês compartilham a mesma base de ser.

Thich Nhat Hanh diz que aqui está o vazio de dar. O doador, o objeto dado e o destinatário, não há mais distinção. Essa é a forma mais elevada de doação, não há discriminação. Eu dou como um ato muito natural de um bodhisattva. É por isso que não sou pego pela ideia de que eu sou o doador e você é aquele que recebeu a doação, que você deveria ser grato a mim.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Firme no momento presente



Viver conscientemente no presente não exclui fazer planos. Significa apenas que você sabe que não vale a pena perder-se em preocupações e medos sobre o futuro. Se você está bem firme no momento presente, pode trazer o futuro para o presente para ter um olhar profundo sem perder-se na ansiedade e na incerteza. Se você está verdadeiramente presente e sabe como cuidar do momento presente da melhor maneira possível, está fazendo o seu melhor para o futuro já.

-- Thich Nhat Hanh


Não ignorar os medos



Podemos pensar que se ignorarmos nossos medos, eles vão embora. Mas se nós enterramos preocupações e ansiedades em nossa consciência, elas continuam a nos afetar e a nos trazer mais tristeza. Temos muito medo de ficar sem poder. Mas nós temos o poder de olhar profundamente para os nossos medos, e então o medo não poderá nos controlar. Podemos transformar o nosso medo. A prática de viver plenamente o momento presente - o que chamamos de mindfulness - pode nos dar a coragem para enfrentar nossos medos e não sermos empurrados e puxados por eles. Ser consciente significa olhar profundamente, para tocar a nossa verdadeira natureza de interser e reconhecer que nada está perdido.

-- Thich Nhat Hanh