Domingo, 5 de março de 2023

Lidando com conflitos com os pais



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a pergunta de uma criança que sofre muito com o pai e com a sua relação com ele. O menino pergunta para Thay como pode mudar seu pai e se deve mesmo tentar fazer isso.

Thich Nhat Hanh diz que normalmente, pensamos que a outra pessoa está fora de nós, e essa não é a visão correta. Nesse caso, pensamos que o pai está fora de nós e só precisamos mudar o exterior e não o interior. Precisamos ver que nosso pai está em nós. Nosso pai está presente em cada célula do nosso corpo. Temos nosso pai em nós. Nós somos a continuação de nosso pai. Pode ser mais fácil para nós mudar nosso pai dentro de nós primeiro. Podemos fazer isso 24 horas por dia. Não precisamos ir vê-lo, falar com ele para mudá-lo. A maneira como respiramos, nosso jeito de andar, podemos mudá-lo em nós mesmos.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Mantendo a felicidade



Freqüentemente quando iniciamos em nossa profissão, fazemos isso por causa do amor por nossa família, nossa comunidade. No princípio, nossas intenções são boas. Então lentamente somos consumidos pela busca do sucesso em nosso trabalho. O desejo de sucesso, poder, e fama substituem nosso foco na família e na comunidade. É quando começarmos a perder nossa felicidade. O segredo para manter a felicidade é nutrir o nosso amor diariamente. Não permita que o sucesso ou aspiração por dinheiro e poder substitua seu amor.

-- Thich Nhat Hanh


Energio de hábito



Quando encontramos uma pessoa, o que encontramos realmente é a nossa própria energia formadora de hábito, que nos impede de ver qualquer outra coisa. Talvez, na primeira vez em que encontramos essa pessoa, tenhamos tido uma reação negativa a seu respeito. Com base nessa reação, formamos uma energia formadora de hábito ao nos relacionarmos com essa pessoa e, a partir de então, continuamos a fazê-lo da mesma forma. Toda vez que a encontramos, vemos a mesma velha pessoa, ainda que ela tenha mudado completamente. Nossas energias formadoras de hábitos nos mantêm incapazes de perceber a realidade do momento presente.

-- Thich Nhat Hanh