Domingo, 12 de março de 2023

Inferno existe?



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a pergunta nastante filosófica em um retiro sobre imagens oferecidas em determinadas tradições sobre os tipos de infernos e suas características.

Thich Nhat Hanh diz que no Budismo existem 84 mil portas do Dharma; e muitos tipos de ensinamentos, e muitos tipos de práticas. Existem portas para aqueles que têm medo da punição. Se eles têm medo de uma retribuição, então eles se comportam melhor porque eles têm medo da retribuição. É por isso que falar com eles do inferno, todos os tipos de inferno, quentes, frios, carvões, e assim por diante isso pode ajudá-los, como um tipo de "ameaça". Isso pode ajudar muitas pessoas também, mas isso não ajuda algumas outras pessoas.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Estrelas



Quanto mais escura a noite, mais brilhantes as estrelas.

-- Dostoievski


Procuramos por coisas erradas



Quando olhamos para nossa situação, vemos que em algum nível nós - juntamente com todos os seres - queremos felicidade, paz e alegria. Queremos resolver nossas dificuldades. Isso é natural. Esta é a natureza humana. Esta também é a raiz da descoberta do Buda e é uma grande coisa! No entanto, se formos realmente honestos conosco mesmos, temos que admitir que continuamos a procurar nos lugares errados. Continuamos a procurar por coisas erradas. Depositamos a nossa confiança em coisas que só fornecem uma correção temporária, algo ou alguém fora de nós mesmos que achamos que vão curar essa ferida que temos dentro. Sempre procuramos a coisa que achamos que vai nos curar. Achamos que precisamos de mais uma condição, só mais uma coisa.

-- Phap Hai


Caminho para a felicidade



Quando você cultiva milho, você tem milho para comer. Quando você cultiva trigo, você tem trigo para comer. Quando você cultiva entendimento e compaixão, você tem compaixão e entendimento, a base para sua própria paz, liberdade e felicidade. E para que você cultive entendimento e compaixão, você tem que estar presente. Entender nosso sofrimento, raiva e depressão é muito importante. Estar ciente do sofrimento e entender que nosso sofrimento é a porta para os domínios da felicidade. A menos que você entenda a natureza do sofrimento, a causa do sofrimento, você não verá nenhum caminho que leve à transformação do sofrimento em felicidade.

-- Thich Nhat Hanh