Domingo, 23 de abril de 2023

Plena atenção, concentração e insight na vida diária



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos aconselha a não desperdiçar nossa vida. Você pode viver cada minuto de sua vida diária profundamente, não apenas com nossa mente, mas também com nosso corpo com nossa inspiração e expiração. Porque na meditação, mente, corpo e respiração estão sempre juntos.

Thich Nhat Hanh ensina que com plena atenção e concentração fortes o suficiente, você descobre o insight que seu corpo está presente, todas as maravilhas da vida estão presentes, tantas condições de felicidade já estão disponíveis. Esse insight pode ajudá-lo a se libertar de suas preocupações, seus medos, seus anseios, suas buscas. Esse tipo de insight te ajuda a reconhecer muitas condições de felicidade que são mais do que suficientes para você ser feliz aqui e agora. Traz liberdade, alegria e felicidade.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



O que é Budismo



É um meio que consiste em controlar a mente para alcançar a harmonia, e através da compaixão, oferecê-la aos demais.

- Henri Cartier Bresson (fotógrafo)


Princípio filosófico



O princípio filosófico fundamental do budismo é que o sofrimento é o resultado de uma mente não disciplinada. Essa mente indomada emerge da ignorância e das emoções negativas, e só através do treinamento mental podemos eliminar e dispersar as emoções negativas. Elas não podem ser removidas através de técnicas externas, como se fosse uma operação cirúrgica.

- Dalai Lama


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição