Domingo, 2 de abril de 2023

A verdadeira prática de meditação



No vídeo dessa semana (clique aqui) Phap Hai ensina que se estivermos verdadeiramente conscientes, então não há nada que não seja o Dharma, não há nada que não seja um ensinamento.

Phap Hai explica que na perspectiva budista, a prática espiritual não é sobre transcendência, nem sobre elevar-se acima da nossa experiência cotidiana, mas sobre transformação, sobre entrar profundamente em nossa experiência cotidiana e descobrir a sabedoria bem no coração dela. Nem sempre, ou mesmo muitas vezes em nossas vidas, podemos escolher nossas circunstâncias. Mas a liberdade que temos como seres humanos é poder escolher viver este momento de tal forma que se torne um momento profundo um momento em que chegamos plenamente à vida. Um momento em que podemos tocar as coisas um pouco mais profundamente. Dessa forma, cada momento se torna um momento significativo, um momento incrivelmente rico, incrivelmente profundo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Atitude de falta



Aproximamo-nos da prática com uma atitude de falta, ao invés de uma atitude de abundância. Estamos procurando por algo, alguém, uma condição que achamos que está fora de nós mesmos e isso vai "nos consertar", nos tornar melhores. Com essa mentalidade, o foco de nossa vida espiritual se torna apenas o conserto de nós mesmos. Pensamos que somos maus, e então nós mesmos criamos em um projeto de conserto. Noto que sempre que eu fazia um projeto, além de me tornar mais duro e crítico em relação a mim mesmo, tornava-me bastante duro e crítico em relação aos outros, e então as outras pessoas se transformavam em meus projetos de consertos.

-- Phap Hai


Plena atenção



Podemos perguntar a nós mesmos: O que é isto que estou colocando para dentro de minha consciência? O que é isto que percebi? Como estou reagindo a esta situação? Ou podemos simplesmente reconhecer que: Meu corpo está tenso agora. Não sei por que, mas me sinto chocado. Não posso respirar. Minha voz parece mais aguda." Estes são sinais corporais que nos ajudam a chamar um sentimento pelo seu nome verdadeiro ou ficar consciente: "Há um sentimento aqui" ou simplesmente que "há algo acontecendo aqui". Somente isto já é despertar. Isto é o que chamamos "plena atenção"..

-- Sister Dang Nghiem