Domingo, 9 de abril de 2023

A Terra não é apenas o meio ambiente



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh é entrevistado por Jo Confino, editor executivo do Guardian, sobre o que Thay pensa sobre meio ambiente e o ambientalismo.

Thich Nhat Hanh ensina que não devemos pensar no meio ambiente como algo à parte. Não cortar a árvore, não poluir a água isso não é suficiente. Ele diz que todos os ativistas têm que ter uma prática espiritual para ajudar a sofrerem menos: para nutrir a felicidade em si mesmos e para lidar com o sofrimento em si mesmos, para que sejam eficazes na tentativa de ajudar o mundo, as pessoas. Com raiva, frustração, eles não podem fazer muito, podem piorar a situação.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Inquietude



De vez em quando você pode ficar inquieto, e a inquietude não irá embora. Nestas ocasiões, apenas se sente quietamente, siga sua respiração, sorria um meio sorriso, e brilhe sua consciência na inquietude. Não julgue ou tenta destruí-la, porque esta inquietude é você. Nasce, tem algum período de existência, e diminui, bastante naturalmente.

Não tenha grande pressa em achar sua origem. Não se esforce demais para fazê-la desaparecer. Apenas a ilumine. Você verá que mudará pouco a pouco, se fundindo, ficando conectada com você, o observador. Qualquer estado psicológico que você sujeite a esta iluminação suavizará e adquirirá a mesma natureza da mente observadora.

-- Thich Nhat Hanh


Ancestrais



Em Plum Village, todos os anos, nós celebramos o Dia dos Ancestrais. E durante este dia praticamos olhar em profundidade de maneira a reconhecer a presença de nossos ancestrais em nós, em cada uma de nossas células. Sabemos que nossos ancestrais são nossas raízes. É como a planta de milho que tem a semente de milho por raiz, e quando estamos todos bem enraizados, somos fortes. Mas se nossas raízes forem arrancadas, então não somos fortes o suficientes para enfrentar a vida. É por isso que em países como o Vietnã cada família tem em casa seu altar dedicado aos ancestrais. O respeito aos ancestrais é o que praticamos. .

-- Thich Nhat Hanh