Domingo, 30 de abril de 2023

Consciência e Mente



O que é essa consciência, o que é essa mente? No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a essa pergunta explicando a diferença na psicologia budista entre consciência mental e consciência armazenadora.

Thich Nhat Hanh ensina que no budismo, falamos de consciência armazenadora, como uma parte da consciência que sempre opera dia e noite. A consciência armazenadora é capaz de receber informações, armazenar informações, processar informações e aprender. A cosnciência mental é como a sala de estar enquanto que a consciência armazendora é o porão onde estão armazenadas todas as sementes (bijas).

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Seu próprio psicólogo



Para se tornar seu próprio psicólogo você não precisa aprender grande coisa de filosofia. Tudo o que você tem a fazer é examinar sua mente todo dia. Você já examina suas coisas materiais todo dia - cada manhã você verifica a comida na sua geladeira. Porque não verificar o estado de sua mente? Investigar sua própria mente é muito mais importante.

- Lama Yeshe


Distinção entre a mente e os estados da mente



Há distinção entre a mente e os estados transitórios da mente que surgem e passam por ela. Eles são apenas estados. Ao não entender esse ponto, nós os tomamos como reais, como sendo a própria mente. Na verdade, eles são apenas estados transitórios. Suponha que exista felicidade na mente. É uma coisa diferente, está num nível diferente da própria mente. Se você vê isso pode parar e colocar as coisas no seu lugar. Quando as realidade convencionais são vistas pelo que são, então chegamos na realidade última.

- Ajahn Mun (monge tailandês que vivia nas florestas)


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição