Domingo, 28 de maio de 2023

Plena atenção no corpo



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos convida a olhar e ver que nosso jardim ainda é muito bonito e podemos desfrutar dele. Olhamos para os 4 elementos do nosso ser: forma, sentimentos, formações mentais e percepções e sabemos que há elementos que são bonitos refrescantes e curadores. Permitimos que esses elementos estejam conosco, que sejam nós.

Thay ensina algumas meditações que nos ajudam a ter consciência de nosso corpo: olhos, coração e assim por diante. Essa meditação pode ser feita na posição sentada ou durante o relaxamento profundo. Quando estiver deitado pratique a respiração atenta para gerar a energia de plena atenção, a energia de estar presente e ter cuidado. Você abraça diferentes partes de seu corpo. Isto é uma prática de cura e descanso.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Objeto de estudo



No budismo, o objeto de nossos estudos é a mente e como ela se relaciona com o sofrimento e a felicidade. Não estamos tão preocupados com a mesa ou a nuvem, com o átomo ou as estrelas. Mas estamos preocupados com o sofrimento e felicidade. Não somos filósofos. Não especulamos sobre felicidade e sofrimento. Queremos realmente observar nosso sofrimento, observar nossa felicidade. Queremos achar uma solução. Queremos nos liberar do sofrimento. Queremos trazer felicidade verdadeira. E esse é o trabalho real que não pode ser feito apenas falando.

- Thich Nhat Hanh


Desconto em livros de Thich Nhat Hanh






Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição