Bodhicitta, a mente do amor e da iluminação
No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que a tradição budista, falamos de uma espécie de mente. Chama-se "mente de principiante" que é uma mente muito bonita uma fonte de energia, a vontade de praticar para obter liberdade, liberação, iluminação e servir aos outros.Como praticante, temos que nutrir essa mente para que dure por muito tempo. Porque quando conseguirmos manter essa mente viva, estaremos sempre cheios de energia para continuar a prática por mais difícil que seja a situação. Se soubermos como nos alimentar, como manter essa mente de amor, a mente de iluminação "bodhicitta" viva, então teremos energia suficiente para continuar com nossa prática de servir outras pessoas.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Você pode fazer pequenas coisas dentro de sua mente que levarão a grandes mudanças no seu cérebro e na sua experiência de vida. Quando você muda seu cérebro, você muda sua vida.
Assim que o sol da consciência brilha, naquele mesmo momento uma grande mudança acontece. A meditação deixa o sol da consciência levantar facilmente, assim podemos ver mais claramente. Quando meditamos, parecemos ter dois egos. Um é o rio corrente de pensamentos e sentimentos, e o outro é o sol da consciência que brilha neles. Qual deles é nosso eu? Qual é o verdadeiro? Qual é o falso? Qual é bom? Qual é ruim? Por favor tranqüilize-se, meu amigo. Abaixe sua espada afiada de pensamento conceitual. Não tenha pressa de cortar seu "eu" em dois. Ambos são eu. Nenhum é verdadeiro. Nenhum é falso. Eles são ambos verdadeiros e ambos falsos.