Passos práticos para diminuir a distância que nos mantém desconectados
No vídeo dessa semana (clique aqui) mostra Thich Nhat Hanh em outubro de 2004 quando foi convidado a fazer uma palestra na Biblioteca do Congresso dos EUA. Ao final da palestra respondeu a perguntas dos congressistas sobre a prática entfre as quais a pergunta msotrada nesse vídeo.Thay ensinou em sua resposta que para diminuir a distância entre as pessoas, temos que acordar para o fato que tudo é conectado a tudo mais. Achamos que segurança, bem-estar, não podem mais ser problemas individuais. Se os outros não estão seguros, não há jeito de ficarmos seguros. Cuidar da segurança dos outros é ao mesmo tempo cuidar da nossa própria segurança. Tomar conta do bem-estar dos outros é tomar conta do nosso próprio bem-estar. É a mente da discriminação, separação, que está na base de toda violência e ódio.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

O Buda disse que quando estivermos apegados a visões, até mesmo se a verdade vem para nossa casa e bate em nossa porta, nos recusaremos deixá-la entrar. Abraçar de forma inflexível uma visão e considerá-la como verdade fixa é terminar o processo vital de investigação e despertar. Os ensinamentos do Buda são meios de ajudar as pessoas. Eles não são um fim para se adorar ou lutar.
A verdade é achada na vida e não somente no conhecimento conceitual. Como praticamos isto? Observando realidade em nós mesmos e no mundo a todo momento. Esta é a resposta budista.