Domingo, 15 de outubro de 2023

Como ficar no momento presente quando ele parece insuportável?



No momento presente, podemos encontrar tanto condições de felicidade quanto de dor. Se encontrarmos condições de felicidade, podemos nos concentrar nelas para gerar alegria e satisfação. Se encontrarmos dor, podemos nos concentrar nela para entender seu significado e encontrar um caminho para acalmá-la e transformá-la.

Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde Thay nos ensina que A maioria das pessoas tenta fugir da dor voltando ao passado ou imaginando um futuro melhor. No entanto, isso apenas alimenta o sofrimento, pois não nos permite enfrentá-lo e superá-lo. A prática de mindfulness nos ajuda a desenvolver a coragem e a compaixão necessárias para enfrentar a dor. Ao nos concentrarmos no momento presente com atenção e aceitação, podemos começar a entender a natureza do nosso sofrimento e encontrar caminhos para acalmá-lo e transformá-lo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Fonte de nutrição



Conversa é uma fonte de nutrição. Todos nos sentimos sozinhos e queremos conversar com alguém. Mas quando você conversa com outra pessoa, o que essa pessoa diz pode estar cheio de toxinas, como ódio, raiva e frustração. Quando você ouve o que os outros dizem, está consumindo essas toxinas. Você está trazendo toxinas para sua consciência e seu corpo. É por isso que a atenção plena ao falar e a atenção plena na escuta são muito importantes.

- Thich Nhat Hanh

Segunda flecha



Se você perder o emprego, claro que é uma resposta normal sentir medo e ansiedade. É verdade que na maioria dos casos estar sem trabalho é um sofrimento; e existe um risco real se você não tiver o suficiente para comer ou não puder pagar os medicamentos necessários. Mas você não precisa piorar esse sofrimento ao girar histórias em sua cabeça que são muito piores do que a realidade. Algumas pessoas nesta situação podem pensar: "Não sou bom nisso ou aquilo", ou "Nunca vou conseguir outro emprego", ou "Eu falhei com minha família". É importante lembrar que tudo é impermanente. Um sofrimento pode surgir - ou pode resolver-se - para qualquer um, em qualquer momento.

- Thich Nhat Hanh

Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição