Domingo, 13 de agosto de 2023

Não há nascimento nem morte



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre a verdadeira natureza dos conceitos de nascer e morrer. Thay nos ensina que criar significa, do nada você se torna algo. De ninguém, você de repente se torna alguém. O papel não veio do nada. Ele só se manifesta na forma de uma folha de papel. Antes de tomar o formato de uma folha de papel, foi outras coisas, como as árvores, a nuvem, a luz do sol. Então, isso é apenas uma continuação, isso não é uma criação.

Você também não pode reduzir algo a absolutamente nada. A nuvem quando se torna chuva não é um momento de morte, isso é apenas um momento de continuação. Porque morrer, em nossa mente, significa de algo você se torna simplesmente nada, você se torna um nada. De alguém, você de repente se torna ninguém. É impossível que uma nuvem morra. Uma folha de papel, como uma nuvem, nunca pode morrer. Só pode ser transformada em outras formas. Por isso, a verdadeira natureza da chama, a verdadeira natureza do papel, a verdadeira natureza da nuvem é a natureza de não vir, não ir, do não-nascimento, não-morte.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Sem morte



Não vejo a razão pela qual eu tenha que morrer, porque posso me ver em vocês, em outras pessoas, em muitas gerações. É por isso que prometi às crianças que estarei escalando a colina no século 21 com elas. Do topo da colina, no ano 2050, estarei olhando para baixo e desfrutarei o que estiver lá junto com os jovens. O jovem monge Phap Canh que tem agora vinte e um anos, no topo da colina terá setenta e cinco! E claro que eu estarei com ele, de mãos dadas, e olharemos para baixo para ver a paisagem do século 21 juntos.

- Thich Nhat Hanh


Continuação de Thay



Então Thay se preocupa muito com a continuação de seu corpo. e se você realmente quer cuidar disso, então o lugar mais certo para procurar por Thay é na sua respiração. Se você inspirar e expirar e encontrar paz, felicidade e realização, você sabe que Thay está sempre com você. Quando você caminha do estacionamento para o seu escritório, se sente alegria, realização e felicidade, Thay está sempre caminhando com você.

- Thich Nhat Hanh


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição