Domingo, 19 de novembro de 2023

Como lidar com a perda de um ser amado



A morte é uma transformação, não uma perda. A pessoa que você ama ainda está presente em outras formas, como nos seus pensamentos, palavras e ações. Você pode reconhecê-la em seus filhos, amigos, trabalho e até mesmo na chuva ou no chá.

Nessa semana, sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde ele compara a morte a uma nuvem que se transforma em chuva. A nuvem não morre, apenas assume uma forma diferente. Da mesma forma, a pessoa que você ama não morre, apenas assume outras formas. Ao meditar sobre a morte, você pode aprender a ver a continuidade da vida. Você pode reconhecer que a pessoa que você ama ainda está presente em você e em tudo ao seu redor.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui).

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Alimentação consciente



Na tradição de Plum Village, ressaltamos a prática de comer consciente: estar atento a comida, olhando profundamente para a fonte do alimento, olhando profundamente para todas as condições diferentes que se uniram para criar este alimento que agora estamos trazendo aos nossos corpos. Vamos parar e tomar conhecimento de todas as condições diferentes que se uniram para criar a refeição que vamos comer? Por exemplo, somos convidados a olhar para uma cenoura e nos conectarmos com o sol, a chuva, o fazendeiro que plantou - todas as condições diferentes que se uniram para que a cenoura pudesse aparecer no seu prato. Estamos realmente conscientes do gosto da comida? Mastigarmos completamente nossa comida? Sabe, às vezes as pessoas pensam na meditação da alimentação como uma prática muito simples e superficial. Mas na tradição de Plum Village é importante ter em mente que enquanto comemos apenas comemos, enquanto caminhamos apenas caminhamos, enquanto nos sentamos apenas sentamos, todas estas práticas têm elementos que transitam para o resto de nossas vidas.

- Phap Hai

Começando a perceber as impressões sensoriais



Uma boa maneira de começar a trabalhar com impressões sensoriais é começar por notar sensações que surgem e desaparecem em seu corpo enquanto você está fazendo meditação sentada. Depois de se sentar por alguns minutos, convide a atenção consciente para repousar no seu corpo. Observe como seu corpo se sente - tenso, relaxado, quente, frio. Observe a sensação de seu corpo tocando a cadeira ou almofada e os espaços entre seu corpo e a almofada. Observe onde suas roupas estão em contato com o seu corpo. Gradualmente, enquanto você se estabelece nesta experiência, observe algum formigamento, prurido que pode estar ocorrendo. Note as sensações assim que elas surgem e as sutis emoções que se manifestam em você como resultado. Uma vez que você se estabeleceu nesta prática, observe para onde os olhos são atraídos e as coisas que você olha. Observe tudo o que alimenta seus sentidos, os sons, os cheiros, os gostos - e suas reações a eles.

- Phap Hai




Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição