Domingo, 17 de março de 2024

A arte da auto-cura



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh destaca a importância de vivermos cada momento com atenção e de permitirmos que nosso corpo e mente se curem naturalmente.

Thay ensina que a cura vem da prática da respiração consciente e da caminhada que pode nos ajudar a viver com mais atenção. Também devemos permitir que nosso corpo se cure naturalmente, sem alimentar preocupações e medos. Enfim, a prática do relaxamento e do descanso é essencial para a saúde física e mental.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Apego



"Deixar ir" significa abrir mão de algo. Esse algo pode ser um objeto de nossa mente, algo que nós criamos, como uma idéia, sentimento, desejo ou crença. Ficar preso a essa idéia pode trazer muita infelicidade e ansiedade. Nós gostaríamos de deixá-la ir, mas como? Não basta apenas querer deixá-la ir; temos de reconhecê-la primeiramente como sendo algo real.

Temos que olhar profundamente para a sua natureza e de onde ela veio, porque as idéias nascem de sentimentos, emoções e experiências passadas, de coisas que temos visto e ouvido. Com a energia de plena consciência e concentração, podemos olhar profundamente e descobrir as raízes da idéia: o sentimento, a emoção, o desejo. Plena atenção (mindfulness) e concentração trazem insight e insight pode nos ajudar a liberar o objeto da nossa mente.

Muitas pessoas têm o desejo de soltar, deixar ir, mas não são capazes de fazê-lo, porque ainda não têm discernimento suficiente; eles não viram outras alternativas, outras portas para a paz e a felicidade. O medo é um elemento que nos impede de soltar, desapegar. Estamos com medo de que, se "deixarmos ir", não teremos mais nada para nos agarrar. Deixar ir é uma prática; é uma arte. Um dia, quando você for forte o suficiente e determinado o suficiente, você vai deixar de lado as aflições que o fazem sofrer.

- Thich Nhat Hanh


Paciência



Um discípulo foi ao seu mestre e disse fervorosamente: "Eu estou ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação! Quanto tempo vai demorar para eu obter este prêmio e dominar este conhecimento?"
A resposta do mestre foi casual:
"Uns dez anos..."
Impacientemente, o estudante completou:
"Mas eu quero entender todos os segredos mais rápido do que isto! Vou trabalhar duro! Vou praticar todo o dia, estudar e decorar todos os sutras, farei isso dez ou mais horas por dia! Neste caso, em quanto tempo chegarei ao objetivo?"
O mestre pensou um pouco e disse suavemente:
"Vinte anos."