Domingo, 11 de maio de 2025

Plena atenção dos sentimentos dolorosos



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explica mais um dos exercícios de atenção plena propostos pelo Buda: como cuidar dos sentimentos dolorosos.

O Buda recomenda você vá para casa interior e cuide da sua dor. Você pode fazer isso sem medo, porque a prática da respiração consciente, a prática do caminhar consciente podem ajudar a gerar a energia de atenção plena para que possamos voltar para casa, para nós mesmos, reconhecer e abraçar a nossa dor. Sabendo como gerar a energia da atenção plena e da concentração, você será forte o suficiente para voltar para casa, para si mesmo, e reconhecer a dor em si mesmo, ouvi-la e transformá-la.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Tolerância



Reprimir nossa dor certamente não é o ensinamento da tolerância. Temos que recebê-la, aceitá-la e transformá-la. A única forma de fazer isso é tornando o nosso coração maior. Nós contemplamos em profundidade para compreender e perdoar, caso contrário ficaremos aprisionados pela raiva e pelo ódio, e acharemos que a única forma de nos sentirmos melhor é castigar a outra pessoa. A vingança é um alimento não-saudável. A intenção de ajudar os outros, ao contrário, é extremamente saudável.

- Thich Nhat Hanh


Abrindo portais



Cuide-se bem e aprecie a sua vida - assim como é -, renovando-se a cada instante e abrindo portais para o desconhecido, o novo - que pode ser antigo, mas novo a cada instante.

- Monja Coen