Domingo, 7 de abril de 2024

Aprendendo a estar sozinho



Essa semana sugerimos que você assista ao vídeo (clique aqui) onde Thay nos convida a reconhecer a paz e a alegria que já existem dentro de nós. Através da prática da atenção plena, podemos cultivar a compreensão e o amor, nutrindo as sementes da paz e da felicidade que já estão presentes em cada um.

Estar sozinho, neste contexto, não significa isolamento, mas sim estar presente em si mesmo, em qualquer lugar. Através da respiração e da caminhada consciente, podemos voltar para casa, para o nosso interior, e encontrar a nutrição que precisamos para florescer.

A compreensão é a base do amor. Para amar verdadeiramente, é preciso se compreender e compreender o outro. A prática da plena atenção nos torna presentes e permite oferecer o melhor de nós nos relacionamentos. Quando cada um é si mesmo e tem algo a oferecer, o relacionamento se torna significativo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Vida normal



Nossa prática deve ser nossa vida normal. Enquanto preparamos nosso café da manhã, essa hora é a hora da prática. Paz, concentração e atenção devem ser geradas durante o tempo de preparação do café da manhã. Se você preparar o café da manhã dessa forma, você se tornará uma flor para sua família e sua comunidade. É tão agradável ver alguém vivendo profundamente em plena consciência e praticando naturalmente. Essa pessoa está livre de arrependimento e tristeza em relação ao passado. Ela está livre do medo e da incerteza quanto ao futuro. Ela está realmente lá, totalmente viva no momento presente, e está preparando o café da manhã. Que maravilha. Isso é o suficiente para deixar toda a família e a comunidade felizes. Você não precisa ir para a sala de meditação para praticar.

-- Thich Nhat Hanh


Acumuladores de ideias



As pessoas têm ideias. Eles são esses acumuladores idealistas, são justos, sempre sabem o que fazer e o que é certo. E se você não tem a opinião deles, você está errado. Na verdade, eles também criam sofrimento para as pessoas que acreditam estar erradas, porque o que eu faço é certo, então você deve estar errado.

-- Th?y Ng? Không