|
Domingo, 25 de janeiro de 2026
Praticando com emoções desagradáveis
|
Thich Nhat Hanh nos sugere essa semana o exercício praticar o reconhecimento de sentimentos ou emoções dolorosas como a tristeza, ou medo, ou raiva. Um bom praticante saberá o que fazer e o que não fazer quando um sentimento doloroso se manifesta.
No vídeo dessa semana (clique aqui) Thay diz que a primeira coisa que a atenção plena deve fazer é reconhecer. Ao inspirar, sei que o sentimento de desespero está em mim. Ao expirar, sorrio para a energia do desespero em mim. Reconhecer, sem negar, sem tentar fugir. É muito importante. Reconhecer. Primeiro há um alívio, e depois, há uma transformação.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo
|
Cada coisa em seu tempo
|
Uma ação precisa de tempo para amadurecer. Nossas ações, nosso karma — o que dizemos, pensamos e fazemos — precisam de tempo para amadurecer. Não há necessidade de perguntar: “Por que não me transformei mesmo tendo estudado tantos ensinamentos de Buda? Por que ainda não sinto paz e alegria mesmo tendo praticado tanto a meditação caminhando?” Cada semente amadurece em seu próprio tempo.
- Thich Nhah Hanh
|
Má circulação
|
Sabemos que existem toxinas em nosso corpo. Se o sangue não circula bem, essas toxinas se acumulam. Para se manter saudável, nosso corpo trabalha para expelir as toxinas. Quando o sangue circula bem, os rins e o fígado podem desempenhar sua função de eliminar as toxinas. Podemos usar a massagem para ajudar o sangue a circular melhor. Nossa consciência também pode estar em um estado de má circulação. Podemos ter um bloqueio de sofrimento, dor, tristeza ou desespero dentro de nós; é como uma toxina em nossa consciência. Chamamos isso de formação interna ou nó interno. Acolher nossa dor e tristeza com a energia da atenção plena é a prática de massagear nossa consciência. Quando o sangue não circula bem, nossos órgãos não conseguem funcionar corretamente e adoecemos. Quando nossa psique não circula bem, nossa mente adoece. A atenção plena estimula e acelera a circulação através dos bloqueios de dor.
- Thich Nhat Hanh
|
Livro Sugerido
Clique para ampliar
Sobre Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.
Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...
|