|
Domingo, 16 de novembro de 2025
Nutrindo seu pai e sua mãe em você
|
Essa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh sugere que você olhe para si mesmos agora, para o seu corpo. Todo mundo acredita que seu pai e a sua mãe estão somente fora de você. Mas essa não é a maneira correta de pensar, não é verdade. Olhando para seus corpos você saberá que tanto o seu pai quanto a sua mãe estão dentro de você.
Ao olhar mais profundamente e ver essa verdade se reconcilie com seu pai dentro de você. Se você remover seu pai de si mesmo, você também não poderia estar aqui. O mesmo com a sua mãe. Porque somos uma continuação do nosso pai e nossa mãe. Somos nosso pai, somos nossa mãe.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo
|
Temos que praticar
|
Quando começamos a praticar, nosso ponto de vista é uma idéia vaga sobre os ensinamentos. Mas conhecimento conceitual nunca é suficiente. As sementes da Compreensão Correta, assim como as sementes da Budeidade, estão dentro de nós, obscurecidas por muitas camadas de ignorância, tristeza e desapontamento. Temos que praticar. No processo de aprender, refletir e praticar, nosso ponto de vista vai se tornando cada vez mais sábio, porque baseado na experiência concreta.
- Thich Nhat Hanh
|
Por que não fico feliz agora mesmo?
|
Aqueles dentre nós que tiveram a sorte de conhecer e praticar a atenção plena têm a responsabilidade de trazer paz e alegria para as suas vidas, mesmo que as condições do corpo, da mente ou do meio ambiente não sejam exatamente as que gostaríamos. Sem felicidade não poderemos ser um refúgio para os outros. Pergunte a si mesmo. O que estou esperando para ser feliz? Por que não fico feliz agora mesmo?
-- Thich Nhat Hanh
|
Livro Sugerido
Clique para ampliar
Sobre Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.
Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...
|