Domingo, 14 de setembro de 2025

Alegrando nossa mente, diligentemente

Pai e filho No vídeo sugerido desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explica o Décimo Exercício da Respiração Atenta, que consiste em alegrar a mente. Esta prática, equivalente à diligência correta, é dividida em quatro etapas.

A primeira etapa é evitar dar oportunidades para que as sementes negativas — como o medo, a raiva, o ciúme e o desespero — emerjam. Isso envolve o consumo consciente de mídia, conversas e a escolha de ambientes saudáveis. A segunda etapa ensina a arte de lidar com formações mentais negativas que já se manifestaram. O terceiro aspecto da prática é regar as sementes boas, dando-lhes muitas oportunidades para florescer. O quarto e último aspecto é, se uma boa semente se manifestar, mantê-la presente na consciência o máximo de tempo possível, para que ela continue a crescer e se fortalecer na base.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos têm legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Clique aqui para o vídeo

Fim do sofrimento

Consciência O sofrimento costuma nos conduzir à prática. Quando estamos ansiosos ou tristes, ao constatarmos que as práticas nos aliviam, desejamos praticar mais para nos sentirmos melhor. É preciso muita energia para contemplar o sofrimento e investigar suas causas, mas é esta compreensão que nos diz como colocar um ponto final no sofrimento e qual o caminho necessário para conseguir isso. Quando somos capazes de acolher o sofrimento, compreendemos suas origens, e vemos que é possível pôr um fim nele, porque existe um caminho para se fazer isto. Nossa dor está no centro de tudo. Quando olhamos para o esterco, enxergamos as flores. Quando olhamos para um mar de fogo, vemos um lótus. O caminho que não foge de nós mas que, ao contrário, recebe a nossa dor, é o caminho que nos conduz à libertação.

- Thich Nhat Hanh

Novas formas

Impermanência Amanhã, continuarei sendo. Mas vocês terão que estar muito atentos para me ver. Serei uma flor, ou uma folha. Estarei nessas formas e lhes direi olá. Se estiverem atentos o suficiente, me reconhecerão e poderão me cumprimentar. Ficarei muito feliz.

- Thich Nhat Hanh

Livro Sugerido

A arte de amar

Clique para ampliar

Atividades

Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.

Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...