O lado bom do sofrimento

Essa semana sugerimos que você assista um vídeo (
clique aqui) onde o monge Phap Lai fala sobre o
lado bom do sofrimento. Parece contraditório porque sofrimento é algo que sempre
queremos evitar e como é possível ter un lado bom nele?
Um dos pontos que ele fala no vídeo é que o sofrimento é um dos ingredientes que precisamos para realmente compreender e poder estar em
profunda conexão com a vida. Pode ser uma forma de nós nos reencontrarmos. Ele faz parte da vida, então se tentarmos evitar o sofrimento,
não saberemos como lidar com a vida, e acabamos ficando com lugares muito limitados e muito rapidamente nos encontramos com possibilidades muito pequenas.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Deixar Ir

Todos querem ser felizes, e há uma irresistivel energia nos empurrando na direção daquilo que acreditamos que nos fará felizes. Mas isso pode gerar grande sofrimento. Precisamos ter clareza que posição social, vingança, riqueza, fama ou posses freqüentemente são poderosos obstáculos à nossa felicidade. Devemos cultivar o desejo de nos liberarmos de tudo isso, para usufruirmos as maravilhas da vida que estão sempre ao alcance de todos - o céu azul, as árvores, nossos lindos filhos.
- Thich Nhat Hanh
Ajuste o olhar

O caminho não fala em palavras, mas devolve respostas em forma de espelho. Quem olha para a trilha com atenção verdadeira, encontra muito mais que árvores e pedras. Encontra versões de si que estavam esquecidas. Se tudo ao redor parece desajustado, talvez seja hora de ajustar o olhar, não o mundo. O que vemos fora tem muito mais a ver com o que sentimos dentro do que costumamos admitir. E a montanha, com sua crueza sincera, tem o poder de mostrar isso sem pressa, no tempo da caminhada.
- @trilhandomontanhas