Fale apenas quando absolutamente necessário

No vídeo sugerido dessa semana (
clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que devemos
aprender a ouvir e a falar. Falar apenas quando sentimos que é absolutamente necessário falar. Sempre que abrimos a boca, deve haver uma razão muito válida para falar. Falar porque ajuda a outra pessoa. Quando a outra pessoa fala, devemos aprender a ouvir com o máximo cuidado e respeito.
Em geral, no solo do nosso coração e mente, há muitas
sementes de compreensão e despertar enterradas nas profundezas. Se conseguirmos abrir o nosso ser, se conseguirmos abrir a terra e o solo do nosso coração e mente para que
o que ouvimos possa entrar e penetrar, é possível que, um dia, as preciosas sementes boas em nós rompam a terra, germinem, floresçam e deem frutos para nós e para todos.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Inseparabilidade

A compreensão da inseparatividade começa quando percebemos que a realidade, a paisagem virtual na qual nos sentimos imersos, surge inseparável do conteúdo de nosso coração. Essa compreensão é muito profunda e nos permite uma liberdade antes desconhecida. No momento em que viajamos para "dentro" e transformamos o conteúdo cármico de nosso coração, todo o universo "externo" muda.
- Padma Samten
Sem medo

Quando uma nuvem vai virar chuva, ela não fica com medo. Pode até ficar excitada. É ótimo ser uma nuvem flutuando no céu azul, mas a oportunidade para ser uma pequena chuva nos campos, no oceano ou nas montanhas também é uma coisa atraente. Enquanto cai como chuva, a nuvem canta. Olhando com profundidade, vemos que o nascimento é apenas um conceito, e a morte também.
- Thich Nhat Hanh