Como saber se estamos praticando

Como sabemos se estamos praticando? No vídeo sugerido dessa semana (
clique aqui) Sister Tue Nghiem nos ensina que não podemos e outras pessoas não podem realmente
medir nossa prática. Ninguém pode realmente medir a prática. Às vezes nem nós mesmos conseguimos realmente avaliar a nossa prática.
Sister Tue Nghiem nos ensina que apesar da dificuldade há algumas maneiras de como podemos avaliar se nossa prática está evoluindo e mostra que se nossa prática não tem sido muito boa, precisamos nos
refugiar nas práticas básicas. Uma dessas maneiras de nos avaliar nossa prática é perceber
como falamos com os outros.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Condições necessárias

Podemos criar o paraíso ou o inferno dentro de nossas mentes. Quais as condições necessárias para sermos verdadeiramente felizes? Se estas condições não se apresentarem, você vai sofrer pelo resto da sua vida? Ou será que mesmo sem elas você consegue ser feliz? Temos várias condições para a felicidade, mas raramente nos beneficiamos delas.
- Cristina Cesa (mestra de Dharma)
Oceano

Veja o corpo como um oceano cheio de ondas ocultas e monstros marinhos. Por vezes, o oceano pode se mostrar calmo, mas em outros momentos é surpreendido por uma tempestade. Aprenda a acalmar as ondas e dominar os monstros marinhos, sem se deixar arrastar nem ser apanhado por eles. Através da prática da observação profunda, o corpo deixa de ser um agregado de apegos e desejos (upadana skandha), e você conquista a liberdade, para que nunca mais se sinta prisioneiro do medo.
- Thich Nhat Hanh