Domingo, 2 de novembro de 2025

Tomando conta do sofrimento

Pai e filho O monge Phap Dung no vídeo dessa semana (clique aqui) diz que nunca nos ensinaram como cuidar do nosso sofrimento. Nem na escola e nem provavelmente nossos pais foram um modelo de como cuidar do sofrimento.

As pessoas não sabem como cuidar do seu sofrimento, olhar com coragem para ele e encontrar a sua causa. Há uma fonte de onde essas emoções vêm: o teu vazio, a tua solidão, o teu julgamento, o teu trauma. Segundo o budismo a saída para essas coisas vem através da atenção plena, através de parar, de abraçar e compreender. Portanto, a saída, o caminho para fora do sofrimento, é o caminho para dentro. A saída do sofrimento é tocar no sofrimento. Não tenha medo dele. O sofrimento pode ser um elemento muito bom para a nossa transformação e cura.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Clique aqui para o vídeo

Resfriar-se é parte da vida

Consciência Ser feliz agora significa não ter metas agora. Se não fizermos isto, andaremos em círculo pelo resto da vida. No momento presente, temos tudo o que necessitamos para fazer desse momento o mais feliz de nossas vidas, mesmo se estivermos com dor de cabeça ou com um resfriado. Não temos que esperar o resfriado acabar para poder ser felizes. Resfriar-se é parte da vida.

- Thich Nhat Hanh

Saúde Perfeita

Impermanência Você sabe que um bebê precisa ficar doente um determinado número de vezes para adquirir a imunidade de que necessita. Ao sofrer, você também sabe que irá sobreviver, porque já desenvolveu anticorpos. Não se preocupe. "Saúde perfeita" é apenas uma idéia, nada mais. Aprenda a viver em paz com os problemas que tiver. Tente transformá-los, mas não sofra demasiado.

-- Thich Nhat Hanh

Livro Sugerido

A arte de amar

Clique para ampliar

Atividades

Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.

Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...