Domingo, 19 de outubro de 2025

Dois tipos principais de obstáculos no caminho espiritual

Pai e filho Sugerimos para você essa semana um vídeo (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos explica os dois tipos de obstáculos que nos impedem de entrar na Porta do Supremo. A bagagem das aflições deve ser abandonada. Por outro, a outra bagagem das visões e ideias dualistas também deve ser abandonada.

Ele nos ensina que o primeiro tipo de obstáculo são os "obstáculos das aflições". São eles: euforia, desânimo, raiva, ódio, decepção, etc. Na nossa consciência existem tais aflições que podem nos obscurecer. Se o nosso coração e mente estiverem nublados por esses estados mentais aflitivos, entrar no mundo supremo será impossível. O segundo tipo são os "obstáculos do conhecimento" que significa o que já aprendemos e/ou conhecemos.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Clique aqui para o vídeo

Quem sou eu?

Consciência Quem sou eu? Eu não sou eu mesmo. Eu sou uma corrente, um córrego, um rio. Eu sou uma continuação de meus ancestrais. Eu sou um perpétuo "tornar-se". Estou sempre me tornando outra coisa. Viver é tornar-se outra coisa. Tornar-se o que? Depende. Depende da maneira como vivemos. O valor de uma pessoa repousa nas suas ações. O modo de viver...este é você.

- Thich Nhat Hanh

Silêncio trovejante

Impermanência À medida que nossa prática de meditação se aprofunda, ficamos cada vez menos presos a palavras. Aptos a praticar o silêncio, sentimo-nos livres como pássaros, em contato com a essência das coisas. Para conseguir praticar a fala consciente, às vezes é preciso também praticar o silêncio. Só então poderemos ter clareza sobre nossos próprios pontos de vista e sobre os bloqueios responsáveis por nossa forma de pensar. O silêncio é o momento adequado para contemplar em profundidade. Há momentos em que o silêncio é a verdade, e isso é chamado de "silêncio trovejante". Se ouvirmos com a mente em silêncio, a canção de cada pássaro e o vento de cada árvore terão algo a nos dizer.

- Thich Nhat Hanh

Livro Sugerido

A arte de amar

Clique para ampliar

Atividades

Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.

Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...