Domingo, 21 de setembro de 2025

Sair da prisão do passado e do futuro

Pai e filho No vídeo sugerido desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explica o Terceiro Exercício da Respiração Atenta, que consiste em estar consciente do nosso corpo, da existência do nosso corpo.

Se mente e corpo não estão juntos, não estamos no momento presente, no aqui e agora, e a vida, a vida real, só está disponível no momento presente, porque o passado já não existe, e o futuro ainda não chegou. A vida, e todas as suas maravilhas, só podem ser encontradas no momento presente. Uma única inspiração consciente pode ser suficiente para nos libertar da prisão do passado ou do futuro, trazer a nossa mente de volta ao nosso corpo, para que possamos regressar a casa, ao aqui e agora, onde a vida está disponível.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos têm legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Clique aqui para o vídeo

Visão correta

Consciência Visão correta é desapego de visões. Isso não significa que não tenhamos visões. Significa que, quando temos visões, sabemos que são apenas visões. Opiniões são fáceis de obter; a maioria de nós tem opiniões criadas pela nossa cultura. Temos opiniões criadas pela nossa família, pelos nossos ancestrais, sobre nós mesmos e uns sobre os outros, e achamos que são nossas. Visão correta é insight. Visão correta, compreensão correta, significam passar da margem da especulação p já ara a margem da percepção direta. Praticar o desenvolvimento do insight sobre a vida, durante toda a nossa vida.

- Larry Ward

As coisas acontecem...

Impermanência As coisas acontecem, certo? Simplesmente acontecem e então é como um obstáculo na estrada e seguimos em frente. Mas esse é o caminho da falta de atenção plena. Não sentimos conexão com as coisas que nos acontecem. Sofremos; não temos conexão com o sofrimento. Simplesmente parece acontecer e não investimos tempo para realmente refletir, ser mais conscientes sobre o nosso modo de vida, olhar mais profundamente para fazer as mudanças que talvez devêssemos fazer em nossa vida. E é por isso que vemos a atenção plena como um componente-chave para destrancar a porta da nossa felicidade, para que não continuemos batendo a cabeça contra aquele tijolo do sofrimento.

- Sister The Nghiem

Livro Sugerido

A arte de amar

Clique para ampliar

Atividades

Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.

Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...