Domingo, 5 de novembro de 2025
Escuta profunda
|
Ouvir profundamente é uma prática muito importante. Porque a fala amorosa, a fala correta, depende muito da capacidade de ouvir profundamente. Porque quando a gente entende o que a outra pessoa está tentando dizer, o que não é dito, a gente escuta nas entrelinhas, e conseguimos ver realmente o sofrimento da outra pessoa.
Irmã Tue Nghiem no vídeo dessa semana (clique aqui) nos ensina que não se trata apenas de ouvir outras pessoas, mas também de ouvir a si mesmo, porque há esse pensamento acontecendo dentro da nossa cabeça o tempo todo. Nossa fala depende muito desse diálogo interno, se o nosso diálogo interno é de paz, amor e calma, ou se o nosso diálogo interno se acalmou. Portanto a qualidade do nosso diálogo interno está alinhada com a Fala Correta, com a fala amorosa.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo
|
Esforço correto
|
A maioria de nós está disposta a passar seis ou oito anos para obter um diploma. Acreditamos que o diploma é necessário para a nossa felicidade. Mas muito poucos de nós estão dispostos a passar três, seis meses ou mesmo um ano para nos treinarmos para lidar com a nossa tristeza ou raiva, para ouvir com compaixão e para usar a fala amorosa. Se você for capaz de transformar a sua raiva, tristeza e desespero, se for capaz de usar a fala amorosa e a escuta profunda, você pode se tornar um herói capaz de oferecer felicidade a tantas pessoas.
- Thich Nhat Hanh
|
Raiva
|
A raiva é uma das emoções que produz grande desconforto e ansiedade. Quando estamos sob o efeito dessa perturbação, ela parece surgir de forma natural e justa de dentro de nós, quase de forma independente. Entretanto, se examinamos sua manifestação, vemos que esta sempre ligada a uma realidade circundante específica. Sempre justificamos nossa raiva ou perturbação, seja de que tipo for, pela descrição do que vemos ao nosso redor. A perturbação sempre parece justa e explicável. Conter-se não é uma solução definitiva, não adianta criar uma tampa interna; isso não elimina a perturbação - apenas a represa. A raiva fica lá dentro e pode vir a explodir como uma panela de pressão em algum momento.
- Padma Samten
|
Livro Sugerido
Clique para ampliar
Sobre Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.
Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...
|