Domingo, 14 de dezembro de 2025

O amor de um Buda

Pai e filho No último vídeo desse ano (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina o que é um amor de um Buda. Todos nós somos Budas em potencial e devemos observar se o que chamamos de amor contém essas quatro qualidades. Esse amor é algo que como estudantes e praticantes de budismo temos que tentar praticar todos os dias.

No ensinamento de Buda, o amor não tem limites. O amor verdadeiro é um tipo de amor que está sempre a crescer. Quando o amor deixa de crescer, começa a morrer. É como uma árvore. Se a árvore deixa de crescer, começa a morrer. O nosso amor é igual. No vídeo ele fala sobre a bondade amorosa, a compaixão, a alegria e a equanimidade.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo

O que mais?

Consciência Juntos no caminho do amor, podemos tentar fazer uma pequena diferença na vida de alguém. O que mais há para fazer?

- Irmã Chan Khong

A rosa e os espinhos

Impermanência Quando entramos em um jardim bem cuidado e vemos uma rosa fresca e linda, nossa vontade é colher a rosa. Mas, para fazer isso, é preciso tocar nos espinhos. A rosa está lá, mas os espinhos também estão. É preciso achar uma forma de se livrar dos espinhos para pegar a rosa. Em nossa prática acontece a mesma coisa. Não diga que não pode ser feliz só porque existem espinhos. Não diga que devido à raiva ou à tristeza em seu coração você não tem prazer em nada. É preciso saber como lidar com a raiva e a tristeza para não perder as flores da alegria.

- Thich Nhat Hanh

Livro Sugerido

A arte de amar

Clique para ampliar

Atividades

Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.

Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...