|
Domingo, 1 de fevereiro de 2026
A arte da meditação sentada
|
No vídeo dessa semana (clique aqui) Phap Huu nos ensina arte da meditação sentada na tradição de Plum Village. O primeiro objetivo da meditação é simplesmente aprender a parar, seja sentado, caminhando, em pé ou mesmo deitado. O primeiro ato da meditação consiste em aprender a parar o ciclo vicioso e retornar ao aqui e agora. Precisamos de um canal para conectar o corpo e a mente.
A segunda prática da respiração consciente, durante a meditação sentada, é realmente se refugiar na inspiração e na expiração. Quando você inspira, você se torna consciente e mantém esse estado. Pode segui-la enquanto expira, e não desista, não volte aos seus pensamentos, mas permaneça lá..
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo
|
Aplicar na vida
|
Se decorarmos um livro de 5.000 páginas sobre o Darma mas não aplicarmos os ensinamentos à vida cotidiana, o livro não servirá de nada. Só se usarmos nossa inteligência e colocarmos os ensinamentos em prática é que eles poderão nos trazer felicidade. Portanto, peço que todos baseiem sua prática em suas próprias vidas e experiências - seus sucessos e fracassos. Os ensinamentos do Buda são jóias preciosas, mas é preciso cavar bem fundo para conseguir tocá-los plenamente.
- Thich Nhah Hanh
|
Meditação andando
|
Na meditação andando temos que lidar com nosso hábito de correr, correr para o futuro procurando algo que achamos que nos falta para sermos felizes aqui e agora. Não devemos dar o 2°. passo se não chegamos 100% no 1°. passo. Se chegarmos 50% esperamos até que cheguemos 100% e aí damos o passo seguinte. "Eu cheguei". Cada passo consciente deixa um selo no chão "cheguei".
- Thich Nhat Hanh
|
Livro Sugerido
Clique para ampliar
Sobre Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.
Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...
|