|
Domingo, 22 de fevereiro de 2026
Os dois desejos mais profundos
|
Dentro de cada um de nós, há dois desejos profundos. Quando estes dois desejos profundos são satisfeitos, sentimos muita alegria e muita felicidade.
No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que o primeiro desejo profundo é o desejo de compreender. Quando praticamos a atenção plena, nutrimos este desejo profundo de compreensão, o desejo profundo de compreender profundamente a realidade. Temos também outro desejo igualmente profundo: o do Grande Amor. O Grande Amor é o tipo de amor que pode abraçar todos os seres por igual. Este amor gera felicidade. Quanto mais amamos, mais felizes somos.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Clique aqui para o vídeo
|
Mente transformada
|
Como nossa mente estava obscurecida pelo desejo, pela raiva e pelo ciúme, agimos de forma errada. Se a ação surgiu da nossa mente, ela também pode ser transformada dentro da nossa mente. Se a nossa mente for transformada, então os objetos percebidos por ela também serão transformados. Essa transformação é possível se soubermos como retornar ao momento presente. Uma vez que tenhamos transformado nossa mente, nosso coração será leve como uma nuvem flutuante e nos tornaremos uma fonte de paz e alegria para nós mesmos e para os outros.
- Thich Nhah Hanh
|
Conectar com nós mesmos
|
Alguns dias, podemos nos sentir vazios, exaustos e sem alegria, não realmente nós mesmos. Nesses dias, mesmo que tentemos nos conectar com os outros, nossos esforços serão em vão. Quanto mais tentamos, mais falhamos. Quando isso acontece, devemos parar de tentar nos conectar com o que está fora de nós e voltar a nos conectar com nós mesmos, "estar sozinhos". Devemos fechar a porta para a sociedade, voltar para nós mesmos e praticar a respiração consciente, observando profundamente o que acontece dentro e ao nosso redor. Aceitamos todos os fenômenos que observamos, dizemos "olá" para eles, sorrimos para eles. Será bom se realizamos coisas simples, como caminhar ou meditar sentados, lavar nossas roupas, limpar o chão, fazer chá e limpar o banheiro com atenção plena. Se fizermos essas coisas, restauraremos a riqueza de nossa vida espiritual.
- Thich Nhah Hanh
|
Livro Sugerido
Clique para ampliar
Sobre Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. Autor de mais de 60 livros. Com idade avançada, após sofrer um AVC, Thich Nhat Hanh passou a morar em um monastério no Vietnã e faleceu em 22 de janeiro de 2022. Seus alunos viajam por todo o mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.
Saiba mais sobre Thich Nhat Hanh...
|